10 Ferramentas indispensáveis para toda serralheria

Provavelmente, montar a própria serralheria é o sonho de grande parte dos serralheiros. É um bom negócio, com boa rentabilidade e alta procura no mercado. Além disso, é um bom passo inicial para quem deseja se tornar um microempreendedor. 

Mas, antes de iniciar o negócio, é necessário se atentar para alguns pontos fundamentais. Despesas burocráticas, como legalização e formalização do MEI, merecem atenção. Além disso, é preciso escolher o ponto, negociar o aluguel e etc. 

Passados esses detalhes iniciais, a atenção deve se voltar para os gastos com ferramentas  e maquinários básicos para começar os trabalhos. Se você ainda tem dúvidas sobre quais são as ferramentas indispensáveis em uma serralheria, esse artigo é para você! 

Confira nossa lista de melhores ferramentas para serralheria: 

Número 1 – Furadeira de Impacto

Popularmente conhecida como furadeira martelete, a furadeira de impacto é a mais indicada para atividades mais pesadas. Essa indicação se dá por conta dos seus “golpes de impacto” aliados à sua rotação. Suas funções de rotação e impacto pesados faz com que ela seja capaz de realizar furos em peças de aço e de ferro sem danificar a peça que está sendo produzida.

Ferramenta 2 – Lixadeira de Cinta

Com alto desempenho e excelente taxa de desbaste, a lixadeira de cinta é ideal para materiais mais pesados, como chapas de metal. Sua lixa em formato de cinta permite a retirada grandes quantidades de materiais, por isso serve para os trabalhos mais difíceis.

A potência da lixadeira de cinta faz com que ela consiga realizar desbastes intensos, com grande quantidade de produto. Sua agilidade, porém, faz com que ela não seja indicada para trabalhos com superfícies mais frágeis. 

Número 3 – Serra Tico Tico

Com uma serra bastante afiada, a Tico Tico é ideal para realizar cortes precisos. Para além disso, também é excelente ao produzir cortes mais elaborados e detalhados. Resistente e com movimento contínuo, ela é uma ótima aliada do serralheiro. 

É também uma boa substituta de outras ferramentas, como as serras circulares. A serra Tico Tico é própria para cortes em materiais rígidos, como metal e madeira.  

Número 4 – Multicortadora

Com diversas funções, a multicortadora é uma ferramenta excelente para se ter uma serralheria. Ela corta diferentes tipos de materiais, como metais, madeira, cerâmicas e porcelanatos. Mas, além disso, serve também para lixar e até mesmo retirar rejunte. 

A praticidade e multifuncionalidade dessa ferramenta, podem otimizar o processo da sua serralheria. Além disso, são menores que outros equipamentos, facilitando o uso em regiões compactas. 

Número 5 – Esmerilhadeira

Utilizada tanto para aparar rebarbas quando para cortar metais, a esmerilhadeira é uma ferramenta portátil que também pode ser usada para desbaste de ferro de solda. 

Seus cortes e alises são feitos em alta velocidade, sendo indicada para fazer acabamentos em peças de aço e estruturas metálicas, assim como lixamentos e polimentos.

Ferramenta 6 – Moto Esmeril

A moto esmeril talvez seja uma das ferramentas mais importantes dentro de uma serralheria. Apesar de ser confundida com a esmerilhadeira, a moto esmeril é bem diferente. Uma das suas principais funções é dar acabamentos às ferramentas de uso do serralheiro, que desgastam-se de acordo com o uso. 

Mas, além disso, ela também é indicada para tirar rebarbas de uma peça forjada ou serrada, arredondar cantos de peças, dar acabamento, remover ferrugem e até polir. 

Número 7 – Transformador de Solda ou Inversora de Solda

Com a mesma finalidade, os dois são ótimos aliados para sua serralheria. Sua escolha por cada um vai depender da sua necessidade:

Inversora de Solda mantém um determinado valor de corrente por mais tempo. Ela é composta por uma placa eletrônica, que deixa o equipamento mais leve e com um baixo consumo de energia. É também maisleve e portátil, o que facilita trabalhos em altura.

O Transformador de solda trabalha com corrente alternada e pode ser monofásico e trifásico. É,responsável pela transformação da corrente alternada da rede para a intensidade de soldagem. Uma de suas características é seu peso, que aumenta a dificuldade de locomoção e consequentemente a de trabalhar em lugares mais altos ou que você tenha que movimentá-lo. 

Número 8 – Máscara de solda

Variando entre as mais simples e as mais completas, a máscara de solda tem uma função essencial dentro de qualquer serralheria: proteger os olhos do usuário da radiação da solda. 

É inegável a importância dessa ferramenta. Ela pode ser encontrada desde apenas com um visor básico, até com escurecimento automático.  O importante mesmo é não deixar de usá-la. 

Ferramenta 9 – Tesoura Faca

Desconhecida pela maioria das pessoas, a tesoura faca é de extrema importância entre as ferramentas para serralheria. Ela nada mais é que um equipamento que produz cortes rápidos e precisos, sendo principalmente a mais recomendada para cortes curvos. 

Número 10 – Torno de bancada

Usado principalmente para segurar madeira e metal, o torno de bancada é também conhecido como Morsa. Ele permite ao usuário que realize cortes retos em peças ou molde a superfície de um objeto. 

Por isso, é um excelente aliado na hora de fazer acabamentos, cortar, serrar, roscar e limar. 

Além das Ferramentas – A importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Além de todas essas ferramentas, é muito importante que todos os seus funcionários sempre utilizem os equipamentos de proteção individual. Seu uso minimiza possíveis acidentes de trabalho, diminuindo os riscos naturais de uma serralheria. 

Além disso, pode evitar que a empresa seja prejudicada, uma vez que esta é obrigada a fornecer e garantir o uso desses equipamentos. Isso sem contar a real necessidade de se proteger frente a todas essas ferramentas que listamos, que são altamente potentes em suas funções de lixar, cortar, furar e etc. 

Essas são as ferramentas que julgamos ser indispensáveis para uma serralheria. Se você acredita que deixamos alguma importante de fora, deixe um comentário com a sugestão! 

Gostou do nosso conteúdo? Já está pronto para montar sua serralheria? Conte com o maior shopping de aço do Estado! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!